Usuários reclamam que sistemas do Detran-RJ estão fora do ar há semanas

O Departamento Estadual de Trânsito, popularmente conhecido apenas como DETRAN, é um órgão governamental responsável por tudo que engloba o trânsito, desde a parte que envolve os motoristas quanto a parte que envolve os veículos. O DETRAN é um órgão que atua dividido entre seus distritos, neste caso em Estados.

Em cada estado o DETRAN além de exercer basicamente a autoridade no tráfego, pode ter outros papéis dependendo das ordens designadas a ele pelo Governo de cada Estado. Vale lembrar que o Detran é uma Autarquia Federal, que é uma espécie de administração pública indireta, criada pela administração pública direta, plenamente possível de ser feita, uma vez que a nossa carta magna, a Constituição Federal de 88, permitiu tal gozo de direito.

Se você é residente do estado do Rio de Janeiro e possui um veículo automotor sabe que deve cumprir com suas obrigações, entre elas está o pagamento do Seguro Obrigatório RJ e também do IPVA e Licenciamento.

No Rio de Janeiro o Departamento Estadual de Trânsito regional, é conhecido como DETRAN-RJ, e é um órgão governamental regulamentado pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN). O DETRAN-RJ é responsável principalmente por todo o cenário do trânsito do Estado, sendo responsável principalmente pela seleção e exames relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (documento imprescindível para dirigir legalmente em todo o território nacional), recolhimento de multas e impostos, além do emplacamento de veículos. Uma importante responsabilidade do departamento do Rio de Janeiro é pela documentação da identificação civil da população, conhecido como RG e certidões de casamento e nascimento.

Como dito acima você deve realizar o pagamento das taxas do seu veículo, e o DPVAT 2019 é de grande importância, pois assegura as vítimas de acidentes de trânsito, caso você não cumpra com o prazo de pagamento, poderá receber multas, perder pontos na CNH e ter seu veículo apreendido.

O DETRAN Rio de Janeiro conta em sua estrutura com vários postos de atendimento à população, sendo estes destinados tanto para a parte que envolve veículos e motoristas, como a parte da documentação da população. Para conhecer a sede do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro basta se encaminhar ao endereço Avenida Presidente Vargas nº 817, 5º andar, Centro, Rio de Janeiro-RJ – CEP: 20.071-004, térreo, acesso 6 e obter qualquer tipo de informação necessária referente aos serviços prestados pelo órgão. Para poupar tempo e esforço de quem necessita usufruir dos serviços do DETRAN-RJ, o órgão possui um homepage que contém todas as informações necessárias para usar dos serviços do departamento.

Dentre os principais serviços disponíveis online em seu site estão as consultas de multas, 2° vias de documentos, informações sobre a obtenção da CNH entre outros, para acessar basta entrar no site www.detran.rj.gov.br, ou ainda para quem desejar entrar em contato por telefone basta ligar para um dos números gratuitamente 3460-4040, 3460-4041 ou 3460-4042 todos com DDD 21. As centrais de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira, das 6h às 24h, e aos sábados das 8h às 18h. Vale ressaltar que quem se interessar em obter informações através da Internet, a consulta é gratuita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *